sábado, 13 de março de 2010

Esquizofrenia


 Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções. Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.




Alguns sintomas incluem: Delírios - o indivíduo crê em idéias falsas, irracionais ou sem lógica, percebe estímulos que em realidade não existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bastante assustador para o paciente; fala de maneira ilógica e desconexa , demonstrando uma incapacidade de organizar o pensamento em uma seqüência lógica. O paciente esquizofrênico tem um "afeto inadequado ou embotado", ou seja, uma dificuldade de demonstrar a emoção que está sentindo; e alterações de comportamento”.

Assustador, não? Eu tenho meus dias ruins, mas não chegam a isso não. Mas a possibilidade de surtar é terrível. Quem vai me resgatar se eu me perder nos porões da minha mente? Dizem que lá vivem criaturas más, e grotescas. A realidade, por mais absurda que seja às vezes, ainda me reserva alguns prazeres. Lá, não. Não quero ir prá lá. Não quero voltar lá. Deixem-me aqui. O lar da paranóia e do delírio é decorado com ossos e sangue, a violência dos instintos não demora a se manifestar quando você precisa se defender de medos que não existem de verdade. Ou que talvez existam, mas você você os havia deixado guardados. Deve haver um meio de lidar com isso, antes de parar numa cela de paredes brancas acolchoadas. Ah, isso é coisa de filme norte americano. Os hospícios aqui são mais sinistros, não? Então, repito: Deixem-me aqui, prometo me comportar. Eu sou a violência incontida da mente do Jack...

E tudo isso porque ontem assisti o “Shutter Island”...



“Mas eu não quero encontrar com gente louca!”, observou Alice.
“Você não pode evitar isso” – Replicou o gato.
“Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco. Você é louca”.
“Como sabe que eu sou louca?” Indagou Alice.
“Deve ser”, disse o gato, “ou não teria vindo aqui.”

                                LEWIS CARROL – Alice no país das maravilhas.



Um comentário:

Priscila Milanez disse...

Tenho que te contar minha experiência recente com a Alice!rs E foi essa semana. Bem que poderia enquadra-la numa experiência esquisofrênica. Aff!!! Me disseram pra eu não ler o livro antes de dormir mais! Não li! haha...

"bem-aventurados os doidos de pedra" C.F.A

Somos desses?

Deixa eu bagunçar você

Durmo na esperança de sonhar contigo Acordo somente pro desejo de te encontrar Menos que obsessivo, meu amor por você é abrigo ...